O INDI, Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, lançou na última quinta-feira, 10/08, missão de prospecção de negócios para exportadores mineiros e promoção de Minas Gerais na Europa. O evento de lançamento aconteceu no auditório da Codemig, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. A Missão MG na Europa está programada para outubro de 2017, e leva empresários mineiros do setor de alimentos e bebidas para Holanda e Alemanha. A comitiva mineira poderá participar da feira de alimentos e bebidas Anuga, em Colônia, Alemanha, e de encontros de negócios na Holanda.
Além do convite à missão, a programação do evento incluiu a apresentação de um panorama comercial Brasil/Europa, dos aspectos aduaneiros para entrada de produtos mineiros e de aspectos comerciais e culturais na Holanda e de oportunidades para produtos mineiros na Alemanha. Alguns dos produtos destacados foram café torrado, doce de leite, especiarias, frutas, mel natural, produtos de cacau e sucos de frutas. No evento, foi ainda apresentados o case de exportação da Cachaça Bandarra, participante da Missão na China promovida pelo INDI em 2017. Parceiros do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) falaram de ações de exportação.
A Missão MG na Europa começa na Holanda, parceiro local e ponte logística com toda a Europa. O país é porta de entrada para o continente e já é um dos maiores destinos dos produtos mineiros. “Em termos de logística e de empresas holandesas que atuam no mercado europeu, a Holanda é uma porta de entrada através de grandes revendedoras. É importante que o empresário, antes de ir, leia sobre a história local, sobre o mercado consumidor, e entenda melhor a cultura, o comprador, o consumidor”, diz Willem Moraal, representante adjunto do Escritório Holandes de Apoio aos Negócios (NBSO). A missão conta com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
A segunda parada da comitiva mineira é a maior feira de alimentos do mundo. A Anuga acontece a cada dois anos e reúne cerca de 160 mil visitantes e de 7 mil expositores de todo o mundo. No evento, o INDI não trabalha com exposição em estande, mas oferece visitas qualificadas e previamente agendadas com potenciais compradores na feira. “A palavra é personalização: na missão, nós vendemos a empresa mineira. Oferecemos uma estrutura de apoio no Brasil e na Europa, e procuramos gerar negócios de forma personalizada para as empresas”, explica Ivan Pinto, gerente de promoção comercial do INDI.
Equipes especializadas do INDI irão trabalhar com estudo de mercado e com a inserção de produtos mineiros no mercado europeu. Ainda do Brasil, serão feitos estudo e preparação dos produtos, com a produção de um catálogo bilíngue com o perfil da empresa, direcionado ao parceiro local na Europa. A comitiva mineira sai do Brasil com um portfólio das empresas participantes. Na Europa, a missão contará com consultorias especializadas nas redes de negócio local, responsáveis pelo matchmaking – cruzando a oferta mineira com a demanda europeia. “O objetivo é criar um ambiente no qual a empresa, quando chegue lá, converse com um importador que já conhece e entende o produto, com interesse prévio”, afirma Ivan.
A Missão MG na Europa dá continuidade às ações de promoção de exportações do INDI. Em maio deste ano, onze empresas mineiras dos setores de alimentos e bebidas participaram de missão empresarial à China, também organizada pela Agência. A comitiva mineira participou das feiras China Import Expo (CIE) e SIAL China, além de visitas técnicas, jantares de networking empresarial e rodadas de negócios. “É um modelo que amplia a missão empresarial tradicional”, afirma Ivan Pinto.
A empresa mineira Café Salomão participou da missão na China e marcou presença no lançamento da missão empresarial na Europa. “As rodadas de negócios promovidas pelo INDI na China foram fundamentais, e respondem a uma das grandes dificuldades do empresário: chegar até os compradores. Acreditamos que esse apoio pode facilitar o processo de exportação, principalmente na nossa área, já que o café tem uma tradição de exportação de commodities. Encontrar um comprador para o café torrado vai ser um desafio”, diz Davi Charbel, sócio proprietário da empresa.
Outra âncora da missão é a promoção dos produtos mineiros a partir de ações gastronômicas. Para que o importador europeu possa conhecer o uso e o potencial dos produtos, chefs mineiros participam de eventos de relacionamento. “Estamos trazendo a gastronomia para dentro da promoção de exportação na cadeia de alimentos e bebidas. Muitas vezes o mercado de destino conhece pouco os nossos produtos, e pode ter mais facilidade de desenvolvimento e compreensão quando eles são harmonizados e apresentados junto à própria amostra”, explica Cristiane Serpa, presidente do INDI.
Na Missão MG na Europa, o INDI trabalha junto à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e ao Programa Mais Gastronomia, que comporta o espaço Mineiraria. “A Mineiraria não pode ficar apenas localizada na capital. Ela tem que ir para fora dos limites do estado, e é o que temos feitos com diversos projetos. Essa missão tem todo o potencial de transformar não só a gastronomia, mas também produtores, produtos e os empresários, tornando-os mais competitivos em novos mercados”, afirma Fernanda Machado, diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig. A Codemig é uma das gestoras do Programa Mais Gastronomia.
Interessados na Missão MG na Europa podem obter informações através do e-mail missaoeuropa@orion.greensignal.com.br ou do site www.minasnaeuropa.com.br.
Confira as fotos do evento!